Como cuidar de suas lentes de contato
Quando não se cuida bem das lentes de contato, as chances de acontecer algum tipo de complicação é muito maior, pois a lente está em contato direto com a córnea e interfere no seu metabolismo e fisiologia. Por isso, é muito importante seguir à risca as orientações do oftalmologista quanto aos cuidados e manutenção.
Hoje em dia, os cuidados com as lentes são muito práticos, ao contrário do que ocorria no passado quando os usuários tinham que limpar suas lentes com inúmeros produtos diferentes ou até fervê-las. A manutenção tornou-se atualmente um passo simples, veja algumas dicas:
- Existem produtos chamados multi-propósitos que fazem todas as etapas dos cuidados necessários para a conservação das lentes. Além de limpeza e remoção parcial de proteínas, possuem um alto poder de desinfecção, diminuindo a chance de contaminação. Converse com seu médico para solicitar indicações.
- Todas as vezes que as lentes são retiradas dos olhos devem ser limpas e colocadas no estojo, imersas em uma solução específica para lentes, como por exemplo estas chamadas multi-propósito. Mesmo as pessoas que usam lentes descartáveis e não dormem com elas, devem fazer limpeza e desinfecção diariamente.
- A maior causa de reações tóxicas em usuários de lentes de contato é o uso de soro fisiológico. Muitos pacientes substituem os produtos de limpeza e desinfecção indicados pelo médico pelo soro, que não limpa nem retira os depósitos proteicos das lentes, deixando-as mais sujas, contaminadas e menos confortáveis. Além disso, o soro pode ser um ambiente propício à proliferação de micro-organismos nocivos à saúde ocular. Outro problema do soro é sua cristalização. O sal (cloreto de sódio) fica cristalizado e, ao aderir às lentes, pode provocar desconforto e diminuir o tempo de vida útil das mesmas.